Quem não tem uma, ou vinte, viagens de sonho? 

Conhecer as aldeias da India, as metrópoles do Japão, a ruralidade de São Tomé e Príncipe, as florestas da República Checa, as montanhas da Itália, os desertos de Marrocos, as cascatas da Islândia, entre tantas outras. A lista vai crescendo ao longo do tempo, alimentada com novas descobertas, novas expectativas, e algumas desilusões.

Espero que nunca fique vazia, mas conto que se vá renovando. Haja dinheiro, haja tempo, haja saúde, haja companhia.

Mas por vezes viver essa experiência através dos outros é o mais aproximado que conseguimos dessa viagem. Made in U.S.A., Impressões de Viagem... é exactamente isso. Uma viagem de sonho vivida através das experiências de Agostinho Gonçalves, Fernando Curado Matos, Luís Azevedo e Monteiro Gil. 

Uma verdadeira “road trip” à americana, com direito a cidades, desertos e tudo o que intermeia estes ambientes. Problemas com a polícia, dormidas em locais duvidosos e um diário fotográfico que me transportou para a terra do tio Sam. Fotografar de dia, revelar à noite, dormir quando possível.

Foi através de uma apresentação de Fernando Curado Matos (bastante cativante, contador de histórias nato, se tiverem oportunidade de privar com ele, não a percam), que tive o primeiro contacto com este livro. Adorei no primeiro contacto. Simples, despretensioso, e acima de tudo, transportou-me de imediato para o outro lado do Atlântico. Infelizmente este livro já tem uns anos valentes e foi preciso alguma insistência para conseguir o meu exemplar. As marcas do tempo não me incomodam, o livro custou uma ninharia, e o que me oferece foi tanto, que tudo o resto perde relevância.

Por enquanto, será o Made in U.S.A., Impressões de Viagem... a alimentar o sonho de realizar uma “road trip” através daquele país de contrastes e contradições, de liberdade e restrições, que tanto influencia o nosso terceiro calhau a contar do Sol, mas que consegue cativar por isso mesmo.


Título: Made in U.S.A., Impressões de Viagem...
ISBN: N/A
Edição: Diferença Comunicação Visual, crl 1996
Tiragem: 1000
Dimensões: 21 x 15 cm
Páginas: 100







Copyright © Rui Pedro Esteves 2018 Direitos Reservados

Sem comentários: