Em .PERSEVERANTIA, Gonçalo T. Matias recorre ao seu arquivo para reflectir visualmente sobre facetas da sua identidade. Incorporando a sua prática fotográfica de natureza experimentalista, o autor constrói um caderno de campo ficcional, enraizado nos apontamentos do seu arquivo.
Os temas do íntimo, do espaço, do mar, preenchem as páginas de .PERSEVERANTIA pontuados por questões pessoais de relacionamentos e caminhos percorridos. Este é um trabalho profundamente pessoal onde o espaço retratado assume papeis e significados que não lhes são naturais.
Inspirado no caderno que Artur Pastor constrói para a Direção-Geral de Extensão Rural, do Ministério da Agricultura e Pescas, no século XX, intitulado “A fotografia e a agricultura”, .PERSEVERANTIA adopta o binómio Ficha Técnica e Imagem como o veiculo para a conduzir o leitor no decorrer da Obra. Esta dualidade, em forma e conteúdo, permite a exploração de duas narrativas paralelas, mas distintas que usam o mesmo percurso para discursar sobre diferentes aspectos de Gonçalo T. Matias.
Gonçalo T. Matias abraça o insucesso do processo com a mesma intensidade que o sucesso. Assume o erro como parte do caminho até o conhecimento.
12€
Se tiveres questões, entra em contacto.
Fotografado em películas várias de médio e grande formato.
Múltiplos processos de revelação
Edição e homogeneização das imagens em digital.
Miolo em papel Munken Print White 115gr
Capa em papel Notturno 240gr
Encadernação termocolagem
Peso: 0,100 kg
Dimensões (C x L x A): 21 × 1 × 15 cm
Fotografia: Gonçalo T. Matias
Texto: Rui Pedro Esteves
Idioma: português
Tiragem: 50
Páginas: 110
Edição: Barba ao Vento
Data edição: Junho de 2021